06 junho, 2006

Pois então

Balanço de uma rápida visita ao Orkut para saciar alguma curiosidade jornalística a respeito do MLST, o Movimento de Libertação dos Sem Terra, que protagonizou o espetáculo de hoje no Congresso Nacional.

Descrição da comunidade MLST:
MLST nasceu de uma discussão de diversos grupos regionais que tinham interesses em comum na luta pela terra. Estavam incluídos grupos de trabalhadores dos estados do Maranhão, Rio Grande do Norte, Bahia, São Paulo, Minas Gerais, Pernambuco e Tocantins. Após dois anos de reuniões buscou-se uma alternativa ao que já existia: MST, CPT e CONTAG - que não eram referencia para este conjunto de companheiros . Resolveram então, lançar nacionalmente em Brasília nos dias 21, 22 e 23 de agosto de 1997 o MOVIMENTO DE LIBERTAÇÃO DOS SEM TERRA- MLST. Na sua fundação este movimento foi duramente criticado pelo MST e até por setores do PT e logicamente pela imprensa brasileira que via surgir uma nova ameaça à ordem e ao latifúndio. Em alguns jornais se explorava o fato de que alguns membros de sua primeira direção nacional tinham sido militantes oriundos do PCBR, chegaram a insinuar que nascia ali uma tentativa de guerrilha rural. Mas na verdade este novo movimento já trazia em suas bagagens experiências concretas de lutas.
As discussões ali dentro, naturalmente, ficaram acirradas depois do que ocorreu, com profundas manifestações de carinho, tolerância e bom senso de parte a parte.

Há um longo hiato entre o dia 12 de maio (quando a única mensagem postada tratava de conceitos teóricos sobre a luta pela terra, incluindo o "paradigma entre o camponês e o leninista") e a data de hoje.

No dia 8 de maio, Arruti Baqueiro, membro do MLST, anunciava o início da Jornada Nacional de Luta, com duração de um mês. Vale a pena, aliás, passear pelas comunidades da qual ele faz parte. Entre elas, "Pq ninguém mata ACM???" (referindo-se à morte política, bem entendido), "ACM Neto é boiola", "Adoro o Bim Laden" (para todos que adoram esse grande cara, que mato um monte de americano fila da puta, que deixou o bush com a cara no chão, deixou o bush com medo e outras coisas maravilhosas que ele fez e ate hoje nimguem achou esse cara, ele e demais) e, finalmente, "Odeio comunidade idiota!!!!!!".

Nenhum comentário: