14 março, 2007

Iluminismo

Sinceramente, não sei o que é mais bizarro em tudo isto:
Quem filmar ou fotografar conflitos de rua, brigas entre civis e policiais, prisões de suspeitos ou qualquer outro incidente de violência, sem ser jornalista ou detetive particular, pode pegar até cinco anos de cadeia e ter que pagar uma multa de quase 200 mil reais (75 mil euros) , segundo o artigo 44 da nova Lei de Prevenção à Deliquência, que acaba de ser aprovada pelo Conselho Constitucional, da França.

A lei proposta pelo ministro do Interior, Nicolas Sarkozy, candidato da direita à sucessão do presidente Jacques Chirac, tem como principal objetivo o combate ao chamado happy slapping (bofetada alegre), um tipo de agressão pessoal que está se tornando muito freqüente em toda a Europa. O incidente acontece em ruas movimentadas, quando alguém é atacado por um deliqüente enquanto um comparsa filma ou fotografa a agressão.

As cenas são depois colocadas em sites gratuitos como o YouTube para visualização na Web, num fenômeno que tem atraído a atenção de milhares de internautas. O fenômeno surgiu na Inglaterra há dois anos e se transformou numa verdadeira guerrilha entre adolescentes e a polícia, especialmente na França.

O pardoxal da nova proposta de lei é que ela pune com mais rigor quem filma ou fotografa do que os autores da agressão, que podem ser condenados a penas bem menores por conta de delitos considerados pouco importantes.

Um comentário:

Unknown disse...

amarelou, foi?