27 novembro, 2007

Cuidado com o vão

Quem já pegou um metrô em Londres conhece de cor a frase "mind the gap". Basta um trem se aproximar e os alto-falantes repetem como um mantra: "Mind the gap, mind the gap, mind the gap". Na versão mais longa, uma voz feminina anuncia: "Please mind the gap between the train and the platform". Corresponde ao nosso "cuidado com o vão entre o trem e a plataforma". Emma Clark é a mulher por trás da voz - a Iris Lettieri deles. E ela mantém um site.

Mas eis que a moça resolve cair na tentação de fazer piada com o próprio ofício. E grava algumas sátiras ao seu "mind the gap" habitual, satirizando turistas norte-americanos, mochileiros, personagens do dia-a-dia das estações e até ela mesma ("talvez eu não seja como vocês imaginam; poderão ficar desapontados").

E eis que, mais do que isso, a moça divulga esses áudios em seu site. E, claro, a coisa se espalhou rápido.
"Gostaríamos de lembrar aos nossos amigos turistas norte-americanos que vocês estão falando alto demais."

"Passageiro de camisa vermelha que está fingindo ler o jornal, mas na verdade observa os seios daquela mulher, queira fazer o favor de parar com isso. Você não está enganando ninguém, seu pervertido!"

"Senhores passageiros, a mochila daquele homem de barba contém apenas os seguintes itens: alguns sanduíches, um cartão de biblioteca e o retrato de um tio. Não há razão para vocês se preocuparem."

Moral da história: Emma Clarke foi afastada de suas funções.

Neste momento, os áudios não estão disponíveis no site de Emma, que não agüentou o excesso de tráfego. Lá você encontra apenas um rápido aviso, sugerindo que tente novamente depois de alguns dias.

Mas sempre existem alternativas, claro.

Nenhum comentário: